sábado, 12 de dezembro de 2009

Formei!

Sim!
Agora eu sou "quase" formada. Só recebo o certificado em Março.
Mas ainda assim, realizada.
Educadora!
Tenho o poder de formar cidadãos conscientes e críticos de suas realidades.
Tenho o poder de diminuir preconceitos
Tenho o poder de transformar.

Como diz um comercial de vinculação nacional: - o professor é um provocador!

E concluindo o estágio supervisionado, infelizmente, percebe-se que a realidade do educador de ensino público brasileiro é outra:
  • Baixos salários e carga horária infernal, sem tempo para correções ou grandes elaborações de planos de aula;
  • Péssimas condições de trabalho: infra-estrutura precária, falta de material pedagógico, falta de gestores capazes e sem rabo-preso com SEDUC's;
  • Pais que jogam a responsabilidade da educação dos filhos somente para o profissional da educação, mais ou menos assim;
  • Comunidade apática, não participativa;
  • Falta de reciclagem desses profissionais: sem tempo pra especializações;
  • Violência sofrida por parte do aluno: carros pixados, agressões físicas e desrespeito em sala de aula;

Enfim, são diversos os problemas enfrentados pelo professor.
Mas eu gosto, e ainda acredito na luz no fim do túnel.

Ética e respeito pelo próximo.

Mas o que mais incomoda ainda é a falta de reconhecimento: ser advogado, médico, engenheiro é certeza de bom futuro garantido. E os professores que formam esses profissionais, são oquê?

Meros coadjuvantes.

Reconhecimento já seria um bom começo. E no Brasil de hoje, falar pra família que quer ser educador é um drama.
Eu passei por isso.
Mas é oooooutra História!!!!!!!!! A minha história. A História.

Vamos ao momento Xou da Xuxa:

Eu gostaria de agradecer meus pais, meus amigos [Aline, Cintia Mourão [agora sim, o trio!] e Diogo Borges], meus queridos professores Alberto Lins Caldas, Tuninho, Edinaldo, Lilian Moser, Alexandre Pacheco, Sônia Ribeiro e a querida Fabíola Holanda. Obrigado pelo ensinamento e pelo respeito á diferença. Aos desafetos, que só me fizeram ir mais longe, um foda-se bem grande. Aos beberrões do MRBD do C, que fizeram de meus dias mais alcoolicos, fantasticamente agradáveis. E á mim. Obrigado eu! Por ter passado uns caralho pra terminar essa graduação. Noites acordada entre mamadeiras e livros, acordar cedo, ir trabalhar e depois, direto pra aula, dureza senhoras e senhores, bote dureza!
Agora é partir pra mais.
Eu quero sempre mais!

Quero agora partir pra especialização em História da Arte.
Rodar o mundo pelo "belo".
E sonhar com uma educação de qualidade para todos.
Persistir na militância sempre!

Mas ainda assim, se tudo der errado: vou ser hippie!

\o/

Nenhum comentário: